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Industrialização e Urbanização

 Atividade de História 

1 - Quais foram as cidades que mais receberam migrantes vindo do campo é de outras regiões do País? Quando?

As cidades da Região Sudeste, na década de 1970 e anos posteriores. 

2 - Quais são as duas grandes metrópoles globais existentes no Brasil?

São Paulo e Rio de Janeiro 

3 - Quais foram os problemas sociais urbanos causados devido a intensa e acelerada urbanização brasileira

O aumento do número de favelas e cortiços, falta de infra- estrutura e todas as formas de violência. 

4 - Por que o Sudeste é considerado a região mas urbanizada do país?

Pela maior presença de indústrias e empregos 

5 - Por que São Paulo e Rio de Janeiro são considerados as duas grandes metrópoles globais existentes no Brasil?

Porque apresentam um alcance econômico  em nível nacional e internacional. 

6 - Devido a concentração de habitantes no Sudeste, resultando na formação de grandes cidades nessa região. O quê aconteceu?

Emergiu como uma reprodução na concentração econômica do País. 

Atividade de História - Cap.01 - páginas 24 - 43



1º) Por que a África é apontada como berço da civilização?

2º) Caracterize o Reino de Cuxe.

3º) Conceitue Regime fundiário.

4º) Quais foram as sensíveis transformações sociais e econômicas provocadas com a expansão de Roma durante a República, com o consequente domínio da bacia do Mediterrâneo?


5º) Esparta apresentou um desenvolvimento histórico distinto da maioria das cidades-gregas, pois:

a) Formou-se a partir de um governo conservador e assumiu um sistema político democrático, com a
participação de todos os cidadãos.
b) Organizou-se na forma de governo oligárquico, cujo objetivo principal era preservar os interesses da aristocracia.
c) Transitou de um governo monárquico para o regime de tirania, o que proporcionou uma política de
equilíbrio entre as camadas sociais.
d) Assumiu a forma republicana de governo, sem possibilidade de ascensão dos grupos sociais.

6º) (MACKENZIE) As diferenças políticas e econômicas entre espartanos e atenienses culminaram no conflito armado denominado:

a) Guerras Médicas
b) Guerras Púnicas
c) Guerra do Peloponeso
d) invasão macedônica


7º) (FGV-2012) Sobre a Guerra do Peloponeso (431-404 a.C.), é correto afirmar que:
A – as suas origens encontram-se num momento especial da história ateniense, pois a sua democracia atingia então o seu máximo desenvolvimento.
B – a vitória militar de Atenas permitiu a ampliação dos direitos de cidadania, com a incorporação dos estrangeiros nas instâncias da democracia ateniense.
C – a sua mais importante decorrência foi a criação da democracia ateniense, fruto do contato de Atenas com a cidade-Estado de Esparta.
D – a vitória de Atenas, aliada aos tebanos, permitiu que a democracia fosse levada a todas as cidades - Estado, além de aumentar o poderio militar grego.

 8º) Quem foram os Irmãos Graco? O que eles defendiam?


 09º) (MACKENZIE) As diferenças políticas e econômicas entre espartanos e atenienses culminaram no conflito armado denominado:

a) Guerras Médicas
b) Guerras Púnicas
c) Guerra do Peloponeso
d) invasão macedônica
e) Guerras Gaulesas
10º) (Fuvest-2010) A expansão de Roma durante a República, com o consequente domínio da bacia do Mediterrâneo, provocou sensíveis transformações sociais e econômicas, dentre as quais:
(  ) marcado processo de industrialização, êxodo urbano, endividamento do Estado.
(  ) fortalecimento da classe plebeia, expansão da pequena propriedade, propagação do cristianismo.
(  ) crescimento da economia agropastoril, intensificação das exportações, aumento do trabalho livre.
(  ) enriquecimento do Estado romano, aparecimento de uma poderosa classe de comerciantes, aumento do número de escravos.
(  ) diminuição da produção nos latifúndios, acentuado processo inflacionário, escassez de mão-de-obra escrava.


Obs. Copiar e responder no caderno pesquisando no livro nas páginas 24 à 43, tirem a foto e me enviem na plataforma, email: marinalvawt@hotmail.com ou zap (99) 981591152.


Atividade de História – 1º ano – Cap.05





1 – Conceitue trabalho?
Qualquer atividade física ou intelectual, que é realizado pelo ser humano. 

2 – O conceito de trabalho para as sociedades indígenas.
A – Não é apenas uma atividade física, braçal, de transformação de um produto em outro, mas também é algo abstrato, como a elaboração de ideias.
B – Tem caráter essencial para a sobrevivência pautada no consumo e o sustento das famílias.
C – Faz parte da vida, como qualquer outra atividade, não representa obrigação ou tarefa, pois está incorporado a seu cotidiano
D – qualquer atividade física ou intelectual, realizada por ser humano, cujo objetivo é fazer ou obter algo.

3 – Como funcionava a ordem de trabalho no engenho?
Os escravos eram responsáveis por várias funções no engenho: mexer as caldeiras, alimentar o fogo das fornalhas, transportar as fôrmas de açúcar, realizar a refinação, esgotar o mel, cortar a cana de açúcar e montar os feixes.

4 – Descreva as funções e quem ficava responsável pelas plantações no engenho.
Em todas as funções, os escravos eram comandados por homens livres: na plantação, pelos feitores; na moenda, pelo mestre refinador; na casa de purgar, por um mulato livre; e também pelo administrador geral do engenho.

5 – Que classificação era utilizada para dividir o trabalho nos engenhos?
Entre os homens livres e escravos que realizavam todas as atividades do engenho, seja as que requeriam especialização ou as demais tarefas do cotidiano.

6 - Quais as características dominantes da economia colonial brasileira?
a) propriedade latifundiária, trabalho indígena e produção monocultura;
b) monopólio comercial, latifúndio e trabalho escravo de índios e negros;
c) propriedades diversificadas, exportação de matérias-primas e trabalho servil;
d)  propriedade minifundiária, colônias agrícolas e trabalho escravo.

7 – Quais os trabalhos remunerados destacavam-se na sociedade açucareira e suas funções?
Feitor-mor, tinha como função gerenciar ou ser o capataz do engenho; caixeiro do engenho, era o responsável pela negociação e transportes dos produtos do engenho; cobrador de rendas, encarregava-se dos trâmites da moagem da cana dos lavradores ligados ao engenho por arrendamento; mestre de açúcar, controlava os processos técnicos do engenho, acompanhava a produção desde a moagem até o cozimento do açúcar, garantindo a qualidade e a produção.

8 – Qual era o trabalho das mulheres das Minas Gerais? Qual foi a importância desse trabalho?
As mulheres participavam em vários setores, como fiação e tecelagem, padeiras, doceiras, costureiras, roceiras e faziam todas as atividades domésticas, além do comércio nas ruas, como vendedoras ambulantes. Seu papel era de suma importância, pois atuavam em muitos setores e participavam ativamente da economia da capitania.

9 – Qual era a situação dos ex- escravos com relação ao trabalho?
Recusavam-se a trabalhar nas mesmas condições que tinham como escravos. Encontravam poucas oportunidades e eram desprezados, pois os patrões preferiam os imigrantes.

10 – Como eram os contratos de trabalho dos imigrantes?
Era um contrato em que o imigrante ficava responsável por um número de pés de café e recebia um salário proporcional.

11 - A produção de açúcar, no Brasil colonial: 
a) possibilitou o povoamento e a ocupação de todo o território nacional, enriquecendo grande parte da população. 
b) consolidou no Nordeste uma economia baseada no latifundiário monocultor e escravocrata que atendia aos interesses do sistema português. 
c) praticada por grandes, médios e pequenos lavradores, permitiu a formação de uma sólida classe média rural. 

d) não exigindo muitos braços, desencorajou a importação de escravos, liberando capitais para atividades mais lucrativas. 

12 – Como o trabalho está relacionado com a organização das sociedades?
As modificações da sociedade são feitas por um meio de trabalho.

13 – Em relação ao engenho descreva:
A – Funcionamento – era bastante complexo e envolvia o trabalho de muitos homens, mulheres e crianças escravizados e livres.
B – Quantidade de trabalhadores-  alguns engenhos concentravam mais de 200 trabalhadores livres e escravos, esses últimos faziam a maior parte das atividades.
C – funções desempenhadas – entre as várias funções desempenhadas pelos escravos, a de mestre de açúcar era uma das mais importantes.
D – Horário de funcionamento – o trabalho começava no amanhecer e se estendia até a noite.

14 - Foram consequências da mineração, exceto:
a) o surgimento de um mercado interno;
b) a urbanização;
c) a melhoria do nível cultural;
d) a decadência da atividade açucareira;

15 - O açúcar foi o mais importante produto colonial brasileiro
Assinale a única alternativa INCORRETA sobre a produção de açúcar no Brasil-Colônia:
 a) Os holandeses financiavam, transportavam, refinavam e revendiam o açúcar do Brasil na Europa.
 b) A produção açucareira era, na sua maior parte, destinada ao comércio interno.
c) A atividade açucareira era monocultora, baseada no trabalho escravo e utilizando grandes latifúndios.
 d) A sociedade açucareira foi patriarcal, ou seja, a autoridade do senhor de engenho era absoluta. 

Atividades de História – Cap. – 01 - 1º Ano



                                                            
1. Qual é o principal recurso de negociação, podendo tomar a forma de dinheiro ou crédito? Conceitue o mesmo.
R -  O Capital, conjunto de bens que um indivíduo ou grupo possui, sob diferentes formas.

2. Cite os elementos fundamentais no sistema socioeconômico:
R -  Propriedade privada, trabalho assalariado e lucro.

3. O que é ser proprietário?
R – Ser Proprietário é ser dono, possuir um bem, ou seja, é ter o direito de usufruir com exclusividade de alguma coisa, que pode ser um imóvel, uma roupa, uma empresa ou até mesmo coisas menos palpáveis, como ideias, decisões e pensamentos.

4. Relacione migração com Revolução Agrícola.
R – A migração foi importante no início da Revolução agrícola, pois possibilitou a troca de conhecimentos entre os grupos.

5. Diferencie nomadismo e sedentarismo. Levante hipóteses sobre as consequências do sedentarismo para a humanidade.
R – Nomadismo é o modo de vida de quem não tem habitação fixa, que se desloca de um lugar para o outro. Sedentarismo é o modo de vida de quem tem hábitos sedentários, ou seja, tem habitação fixa. O aumento da oferta de alimentos e da população e a formação de vilas e cidades como consequências do sedentarismo.

6. Pesquise a existência de povos nômades ou seminômades atualmente e quais são as principais características de organização desses grupos.
R – ainda há povos nômades e seminômades espalhados pelo mundo. São exemplos os ciganos no Brasil ( e na Europa), alguns grupos na África, no Oriente Médio, na Ásia  e em outros lugares da América(povos indígenas).

7. O que foi a Revolução Agrícola? Por que desenvolveu?
R – A Revolução Agrícola foi uma mudança lenta, gradual e de grande importância para a espécie humana. Foi possível devido ao desenvolvimento de novas técnicas e ferramentas.

8. O que significa a expressão “fechamento em si mesmo”? Como essa atitude influenciou o desenvolvimento egípcio? R – Significa não expandir, centralizar a economia no estado Egípcio. Isso prejudicou o desenvolvimento porque não possibilitou o crescimento, a troca comercial com outros povos e, portanto, a expansão para além dos limites do Egito.

9. Conceitue escambo:
R – É a troca direta de mercadorias, ou seja, troca de bens e serviços por outros bens e serviços, sendo, portanto, historicamente muito anterior ao uso do dinheiro.

10. Cite uma diferença entre a agricultura praticada no Egito e a atual. Se necessário pesquise as técnicas agrícolas atuais.
R – No Egito Antigo a agricultura era manual e muitos animais eram usados nas diversas etapas do processo agrícola. Atualmente os animais foram substituídos por máquinas, além de parte da produção contar com a aplicação de fertilizantes, que antigamente não eram utilizados.

11. Atualmente os trabalhadores também fazem greve em diferentes setores produtivos. Explique como são organizadas as greves no Brasil.
R – Por meio de debates coletivos, em geral de uma mesma categoria, que delibera sobre o início das paralizações. Estabelecidos o acordo pelos trabalhadores, eles entram em greve, normalmente orientados por sindicatos.

12. O que prevê a legislação brasileira sobre o direito de greve?
R – A legislação brasileira concede o direito á greve como mecanismo de defesa dos trabalhadores, contanto que não sejam abusivas ou ilegais.

13. De acordo com a sociedade Egípcia, associe as colunas abaixo:
( 1 ) Faraó  (  4 ) Defendiam o Império em caso de invasão e ajudavam na manutenção da paz.
 ( 2 ) Altos funcionários ( 9  ) Trabalhadores rurais, desenvolviam atividades destinadas à produção de alimentos.
( 3 ) Nobres                  (  1 )Exercia poder absoluto sobre a sociedade egípcia.
( 4 ) Guerreiros          (7   ) Trabalhadores que atuavam na confecção de artefatos decorativos.
( 5 ) Sacerdotes     ( 10  ) Trabalhavam nas lavouras, construções, nos afazeres domésticos, eram artesãos e artistas.
( 6 ) Escribas    ( 2  ) Chefe da coleta de impostos, ministro das obras públicas, tesoureiro-chefe, entre outros.
 ( 7 ) Artesãos    ( 5   ) Responsáveis pelos templos, rituais, pelas atividades religiosas e festas.
 ( 8 ) Trabalhadores comuns    ( 3  ) Parentes do faraó,  comandantes do exército, chefes administrativos e altos    
                                                   sacerdotes.
( 9 ) Camponeses     ( 6  ) Responsáveis pelo registro da vida dos faraós e dos acontecimentos do Império, e pelo                             
                                    controle e registro dos impostos e finanças.
( 10 ) Escravos       (8   )Trabalhadores livres que atuavam na construção e conservação de sistemas de irrigação e
                           obras públicas, no serviço agrícola e artesanal.


XXX   - XXXX    -  XXXXXXXXXX   -   XXXXXXXXXX   -   XXXXXXX  --   XXXXXX


 Obs: Corrijam e estudem.

Atividade - A Colonização espanhola


1. Associe corretamente:

(A) Chapetones
(B) Criollos
(C) Mestiços
(D) Índios e negros escravos

(    ) Ocupavam altos cargos civis e eclesiásticos.

(    ) Grandes proprietários de terras e minas, comerciantes, grandes pecuaristas e profissionais liberais.

(    ) Resultantes da miscigenação entre brancos e negros, e brancos e índios.

(    ) A camada inferior, considerada apenas como força de trabalho.

(    ) Filhos dos espanhóis nascidos na América.

(    ) Mascates, servidores domésticos e trabalhadores assalariados.

(    ) Brancos nascidos na Espanha.

2. “Criollos” e “Chapettones” eram respectivamente:
a) Os espanhóis e os mestiços.
b) Os naturais da América e os espanhóis.
c) Os mestiços e os precursores da independência.
d) Nenhuma delas é correta.

3.Ao iniciar a colonização, o governo espanhol montou uma estrutura de governo para administrar suas possessões. Quais foram os órgãos criados e quais as suas funções?


 4. A América Espanhola foi dividida administrativamente em quatro vice-reinos e quatro capitanias-gerais. Os vice-reinos eram:­­­­­_________________________________________. As capitanias-gerais eram: ________________________________ .

5.Caracterize :
a- Capitulações -
b- Adelantados –

 6. A administração colonial hispânica estava centralizada de forma a permitir o controle da Coroa sobre seus territórios americanos. O órgão máximo da política administrativa colonizadora da Monarquia Espanhola era denominado
a) Casa de Contratação.     
 b) Audiência.  
c) Consulado. 
d) "Pueblo".                                         
e) Conselho Real e Supremo das Índias.

7. Na América Colonial Espanhola, no século XVI, as populações nativas foram utilizadas em diversas relações de trabalho. Dentre essas, uma das mais rentáveis para a Coroa foi a que permitia aos espanhóis cobrarem tributos dos nativos em gêneros ou prestações de trabalhos nos campos. Essa forma de trabalho era denominada:
a) "Mita".
b) "Obrajes".
c) "Cabildos".
d) "Encomienda".
e) "Ayuntamientos".

8. A colonização espanhola:
a) fundamentou-se na divisão da colônia em vice-reinos diretamente ligados à Espanha, destacando-se a Casa de Contratação e o Conselho das Índias.
b) utilizou quase que exclusivamente a mão-de-obra negra, devido ao fato de a população indígena ter sido dizimada durante a conquista.
c) desenvolveu nas colônias uma produção diversificada, produzindo-se manufaturas na região setentrional e algodão na região meridional.
d) baseou-se nas culturas tropicais de exportação, nos minifúndios e na mão-de-obra servil.
e) criou uma organização administrativa centralizada com sede em Lima.



Atividade de História - Cap- 02 - 2º Ano "B"

Atividade de História – Cap- 02
1 – O que provocava a “sensação de medo” entre os europeus no início da época moderna? De que forma eles buscavam amenizar esse medo?
R – Era provocada pela ocorrência de guerras, pela fome e pela peste. As pessoas tinham medo das doenças, da fome, das guerras, da morte e da ira de Deus. Buscando amenizar esse medo, as pessoas passaram a se preocupar mais com questões de ordem religiosa e espiritual, como a salvação da alma.

2 - O que foi o Absolutismo na Europa.
R- O absolutismo foi uma política de centralização do poder nas mãos dos monarcas. A Europa, a partir do século XVI, passou por transformações econômicas e políticas que deu origem à formação dos Estados Nacionais Modernos. Diante disso, os reis das nações europeias vivenciaram um momento de grande poderio, uma vez que a Igreja Católica estava em crise por causa da Reforma Protestante. 

3 - Cite e explique dois exemplos de fatos que favoreceram o surgimento do absolutismo na Europa.
R - A formação dos Estados Nacionais e o desenvolvimento do comércio foram fatos que favoreceram o surgimento do absolutismo. Os Estados Nacionais Modernos representaram a junção do poder político do rei mais o poder econômico da burguesia. Com o declínio do mundo feudal, as relações comerciais aumentaram e a necessidade de expandir os mercados consumidores também.

4 - A Reforma Protestante, iniciada por Lutero, foi um movimento de mudanças sociais de caráter fundamentalmente religioso, com importantes desdobramentos políticos e econômicos. No que se refere aos princípios políticos e religiosos, o luteranismo defendia a:
A - submissão da Igreja ao Estado e a valorização da fé individual;
B - implementação de políticas econômicas na Europa e a quebra da autoridade religiosa;
C - jurisdição real sobre terras da Igreja e a cobrança de impostos sobre esse patrimônio;
D - extinção das rendas feudais e a oposição às pregações morais do clero;
E - cessação do poder político-administrativo da Igreja sobre os reinos e o fim da condenação da usura.

5 - A Reforma Protestante e a Contrarreforma envolveram aspectos ligados à doutrina da religião cristã e à forma como se organizava a Igreja Católica com sede em Roma. No contexto desses movimentos, considere as afirmativas abaixo:
I. Os protestantes eram contrários à autoridade do Papa e à intermediação dos padres na leitura da Bíblia.
II. Os protestantes eram contrários ao casamento dos padres e ao sacramento da confissão.
III. As ideias protestantes tiveram grande aceitação por parte dos monarcas portugueses, espanhóis e ingleses.
IV. Os jesuítas foram designados para a ação missionária nas terras da América, Ásia e África, a fim de garantir a expansão da fé católica.
V. O Concílio de Trento definiu algumas ações para reagir à expansão do protestantismo, como o fortalecimento dos sacramentos e uma melhor formação do clero para o atendimento dos fiéis.
Assinale a alternativa correta.
A - Somente as afirmativas I, IV e V são verdadeiras.
B - Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.
C - Somente as afirmativas I e II são verdadeiras.
D - Somente a afirmativa IV é verdadeira.
E - Somente as afirmativas III e V são verdadeiras.

6 - Na Idade Moderna, o Absolutismo monárquico foi característico da Europa. Oque fizeram os monarcas europeus para fortalecer o próprio poder real?
R diminuíram o poder da nobreza, que passou a depender economicamente do rei, deste recebendo o governo das províncias e postos de comando no exército. 

7-   Sobre o absolutismo monárquico desenvolvido na França no Século XVI é correto dizer que:
a) conseguiu que o povo, através do voto garantisse a concentração de todo o poder nas mãos do rei.
b) constituiu-se a partir dos senhores feudais, que haviam sempre jurado fidelidade ao rei.
c) recebeu da Igreja Católica uma veemente oposição.
d) dependeu basicamente da convergência parcial dos objetivos da realeza com os interesses da burguesia.

8 – Quais foram as principais medidas adotadas pela Contrarreforma promovida pelo clero católico?
R-A contrarreforma determinou que, ao contrário do que pregavam os protestantes, a interpretação pessoal da Bíblia estava ligada ao paganismo, e não devia ser tomada como uma visão verdadeiramente cristã. Somente os clérigos da igreja católica, por meio da interpretação teológica da Bíblia, é que seriam capazes de interpretar o verdadeiro significado da doutrina cristã.

9-Cite as características fundamentais do Estado Absolutista:
R- As características estão relacionadas à concentração do poder nas mãos do rei, que tinha forte controle sobre a justiça, a elaboração das leis e a administração pública em geral. No entanto, apesar de ser classificada como absoluta, na prática, a autoridade do rei era limitada.

10 - O absolutismo E a política mercantilista eram duas partes de um sistema mais amplo, denominado de Antigo Regime. O termo foi adotado para designar o sistema cujos elementos básicos eram, além do absolutismo e do mercantilismo, a sociedade estamental e o sistema colonial. O que expressa, uma prática dos Estados Absolutistas.

R – A centralização do poder nas mãos dos monarcas, o quem conferia a ele autoridade sobre todos os assuntos da nação.

11 – Caracterize cada um dos três estados do antigo regime francês
O Primeiro Estado - Formado pelo clero, que se dividia em alto e baixo clero. O Alto clero era composto por bispos, cardeais e por abades. O Baixo clero era composto por padres e por vigários economicamente pobres.
O Segundo Estado – Formado pelos nobres que se dividia em três grupos: nobreza cortesã, nobreza provincial e nobreza de toga.
O Terceiro Estado – formados pela grande massa camponesa e pela burguesia. Na grande massa camponesa, encontramos servos, presos às obrigações feudais, e trabalhadores livres. Na burguesia encontramos pelo menos três grupos distintos (grande, média e pequena burguesia). 



A Colonização da América Espanhola - 2º ano




                            A colonização da América Espanhola


- A colonização espanhola obedeceu a outros critérios diferentes do norte americano. Foi feita com interesses econômicos, mas disfarçados através da alegação da fé cristã. Eram colônias de exploração, mas os espanhóis alegavam também a necessidade de catequizar levando o evangelho aos índios. Precisamos lembrar que o protestantismo havia tirado muitos fiéis da Igreja Romana e essa precisava chegar a América primeiro, repondo esse contingente de fiéis perdidos. Por isso costuma-se dizer que a colonização obedeceu a expressão “a cruz e a espada”.  
O que mais atraia os espanhóis era o ouro e a prata, abundantes no México, Peru e Bolívia, além da agricultura de gêneros tropicais que a Europa necessitava.
Essa exploração também foi feita por terceiros, chamados adelantados, porque a coroa espanhola não tinha condições de bancar a colonização. Assim temos a união do capital burguês com a coroa. Aqueles que vinham colonizar a América espanhola eram  fidalgos que buscavam uma chance de enriquecer e provar seu sangue nobre, seu estilo de conquistador em terras distantes. A Espanha não oferecia mais espaço para o crescimento dessa pequena nobreza.
O pacto colonial funcionou bem nas colônias espanholas. O sistema de porto único foi adotado. Um porto no México, outra no Panamá e Colômbia negociavam diretamente com o porto de Servilha na Espanha. Depois a rota foi estendida para o de Cádiz. Desta forma todo comércio era controlado pela metrópole.
Além da importante exploração das minas, desenvolveu-se a pecuária no Chile e principalmente as chamadas haciendas: fazendas que produziam gêneros para abastecimento local. Dentro das colônias desenvolveu-se uma economia baseada na troca e não na monetarização, ou seja, era difícil a circulação da moeda.
Na administração os espanhóis subdividiram as colônias em quatro vice-reinados: Vice-reinado da Nova Espanha, Vice-reinado do Peru, Vice-reinado da Nova Granada, Vice-reinado do Rio do Prata. Essas divisões obedeciam a estratégias econômicas. Cada região tinha seu vice-rei apoiado pelas audiências que eram uma espécie de câmara superior. Depois vinham os cabildos que eram assembleias locais. Na Espanha ficavam a Casa de Contratacion e o Supremo Conselho das Índias, órgãos máximos da administração colonial e representantes da Coroa.


Trabalho e  Mão-de-Obra nas Colônias Espanholas
A Espanha era uma metrópole mercantilista(Tendência para subordinar tudo ao comércio ou ao interesse.), isto quer dizer que, as colônias só serviam para serem exploradas. A colonização só teria sentido se as colônias pudessem fornecer produtos lucrativos. Desta forma a maioria das colônias espanholas (e também portuguesas) foram colônias de exploração, que dependiam das regras impostas pela metrópole.
O fator mais importante pela colonização espanhola na América foi a mineração. A base da economia espanhola eram as riquezas que provinham, especialmente da Bolívia, a prata e também o ouro de outras colônias. Foi esta atividade, a mineração, a responsável pelo crescimento de outras que eram ligadas, como, a agricultura e a criação de gado necessários para o consumo de quem trabalhava nas minas.
Chamamos Pré-colombianos os índios da América, anteriores a chegada do homem branco. As civilizações Asteca, Maia e Inca tinham uma incrível estrutura político-econômico e social, organizada sobre extensa faixa de terra que ia do México, passando pela América Central e se estendendo à América do Sul.
Na época da chegada do conquistador espanhol Hernán Cortés, haviam impérios bem estruturados como o dos Astecas, que era governado por Montezuma II auxiliado por seus sacerdotes, já que religião e política andavam juntas. Tinham agricultura desenvolvida, sistema de irrigação, aquedutos semelhantes aos da Roma antiga e uma religião baseada no sacrifício humano aos deuses.
Mas como uma civilização foi vencida por um número bem menor de homens brancos recém-chegados?
A explicação para esse problema repousa nos seguintes pontos:
1º A religião dos índios acreditava que um deus voltaria a sua terra. Quando os primeiros informantes chegaram a Montezuma falando sobre “monstros que andavam sobre as águas e homens de cabelos de fogo”, o imperador identificou-os com os deuses;
2º Os índios não conheciam o cavalo, que transmitia imponência àquele que o montava. Aliado a isso o homem branco tinha armas de fogo e a pólvora que provocavam grande assombro pelo ruído e forma de matar;
3º A civilização indígena era fragmentada. Os Astecas dominavam várias outras tribos, fazendo escravos e prisioneiros para o sacrifício humano ou mesmo cobrando tributos. Isso deixava os demais insatisfeitos e os fez apoiar os europeus na conquista para serem libertados do jugo;
4º Os pré-colombianos não tinham defesas orgânicas contra as doenças trazidas pelos europeus, assim, morriam facilmente de males que os brancos já estavam acostumados.
 Depois de efetivada a conquista e subjugado os nativos, começou-se a exploração das colônias. A força de trabalho era organizada sob a escravidão indígena. Para isso os espanhóis usavam o sistema conhecido por mita e encomienda.
Na mita os indígenas recebiam um pequeno pagamento não monetarizado, em troca de seus trabalhos. Na encomienda os índios trabalhavam e em troca recebiam a catequização (a cultura cristã dos europeus) e a proteção da coroa. Na área das minas havia ainda o repartimiento onde trabalhavam para sobreviver até que, mais tarde, começaram a receber uma pequena parte do que mineravam.
Todas essas formas de trabalho eram compulsórias(obrigados). Os nativos não podiam escolher eram forçados como escravos. Normalmente viajavam para regiões distantes da sua, sendo submetidos as piores condições. O resultado era a morte pelo cansaço, pelas doenças, ou através do suicídio.
Organização Social
Nas viagens iniciais as mulheres eram proibidas de vir para as colônias. Isso provocou a relação entre os espanhóis e as índias. Somam-se a isso os casamentos de acordo entre as princesas indígenas e os conquistadores, fenômeno que se repetia entre todos os colonos. Precisamos também recordar que os espanhóis já estavam acostumados ao contato com o estrangeiro, devido a presença dos sarracenos na Península Ibérica até o momento da reconquista cristã e expulsão dos árabes.
Podemos dizer que pouco havia de preconceito nas relações iniciais, porém, os homens desenvolveram esse preconceito com o nascimento dos filhos mestiços. Havia dificuldades de identidade étnica porque essas crianças não eram aceitas pelos brancos e nem por índios.
A sociedade das colônias espanholas estava hierarquizada (organizada). No topo encontramos os chapetones, que eram os espanhóis ocupantes dos cargos mais altos da administração como nas Audiências. Depois vinham os criollos, que eram os filhos de espanhóis nascidos na América. Ocupavam os lugares das assembleias locais denominadas cabildos. Abaixo estavam os capatazes que eram os mestiços, negros e índios, que consistiam na maioria da população.
Entre os chapetones e os criollos, havia, inicialmente, uma tênue linha separatista. Após algumas gerações começou a haver uma segregação que antipatizava os altos funcionários que a coroa espanhola enviava e os nascidos na colônia que guardavam seus próprios interesses, geralmente diferentes dos da metrópole. Foi esse sentimento que contribuiu para as posteriores lutas por independência. A tensão e o conflito também foram agravados pela crise que a Espanha começou a viver com a ascensão de outras potências européias como a França e a Inglaterra.
chapetones - brancos nascidos na Espanha e que ocupavam altos cargos civis e eclesiásticos;                       
 criollos - filhos de espanhóis nascidos na América. Eram grandes proprietários de terras e minas, comerciantes, grandes pecuaristas e profissionais liberais;                                                     
 mestiços - resultantes da miscigenação entre brancos e negros, e brancos e índios. Eram mascates, servidores domésticos e trabalhadores assalariados;                                              

 índios e negros escravos - a camada inferior, considerada apenas como força de trabalho.

Adelantado era um funcionário do Reino de Castela que tinha a máxima autoridade judicial e governativa sobre um distrito